Descontínuo Reverso

Fotografia: Chema Madoz (Espanha, 1958).

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Café da manhã


André Kertész (Budapeste, 1894-1985).


São os sons que amanhecem os olhos. Os menores. Os grudados na massa das casas. Que só se aumentam para acordar viventes desavisados. Eles me acordam e eu vou até a mesa, até a cozinha ainda feita dos sons sem tempo. A suspensão diante da mesa, esse pequeno não-tempo do meu acordar, é tão povoado das coisas menores que me perco no tumulto. Quando minha mãe espreguiça no corredor e me vê pequena, parada diante da mesa sem toalha, me olha como se eu fosse sonâmbula, como se eu não fosse quem eu sou. Mas aí eu olho pro rosto dela e digo alguma coisa curta e baixa como os sons que acordam meus olhos e ela volta a me olhar como se eu fosse eu. Da matéria que ela usou pra me fazer. E sendo outra vez familiar, ela deixa o assombro voltar pro lado de dentro das órbitas, deixa as pálpebras caírem até o meio dos olhos claros, feitos vítreos pela luz da janela, e me dá o olhar suspirado de quem ainda tem que fazer meu café. Eu desgosto dessa volta.

8 comentários:

Marcelinha disse...

Que bom Pri! Os sons que acordam os olhos! Amei! É muito perceptível!

Eduardo disse...

Lindo! Nem um pouco extremoso e de uma delicadeza de coisas inquebráveis, raras coisas inquebráveis: que se quebram sem deixar de ser as coisas que são sempre elas e mesmas sempre.
Silêncioso e quebrantado de si mesmo! Adorei!
Um beijão!

priscila miraz disse...

muito obrigada pelas visistas, pelos comentários.
venham sempre!
beijos

Deborah disse...

Vc é uma artista!!!

Janaína Leslão disse...

querida, como eu já disse por outra via:continue nos agraciando com sua poesia em prosa!

valeria disse...

Que lindo Pri! me faz lembrar e reviver sua cozinha pela manhã... Não é fácil fazer sentir algo as pessoas com as palavras escretas e com as imagens, mas você tem ese dom!

danilowferrari disse...

Lindo, lindo, lindo Pri! Parabéns! Adorei!!!

freefun0616 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.